quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Comunicado Importante de Prestação de Serviços ao Mercado - TAP

       Contexto

          A prestação de serviços a que se refere este comunicado abrange o desenvolvimento e cálculo do “Teste de adequação do Passivo” para empresas de Seguros e Previdência de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, conforme estabelecido através do Pronunciamento CPC 11 Contratos de Seguros e a Circular SUSEP nº 410/2010
          Por exigência do IFRS que o Brasil passou a adotar, as empresas locais terão que avaliar a suficiência ou insuficiência de seus compromissos com base nas normas previstas no IFRS 4 que prevê a necessidade de realização de estudo com este propósito.
          A aplicação da referida norma compreende os contratos de seguro e os contratos de investimento com participação discricionária.
          A nova regra diz que a empresa deve avaliar a cada data de balanço se os seus passivos de contrato de seguro reconhecidos são adequados, usando estimativas correntes de fluxo de caixa futuros decorrentes dos seus contratos de seguros e de previdência. Se essa avaliação mostrar que a quantia escriturada dos seus passivos de contrato de seguro é inadequada à luz dos fluxos de caixa futuros estimados, a totalidade da deficiência deve ser reconhecida na demonstração de resultados.
          A extensão do estudo deve ser suficiente para permitir que o estudo conclua que os montantes Net Carrying Amount são adequados. Na eventualidade do estudo constatar deficiência, o TAP deverá ser documentado e auditado.

Formas de viabilizar o projeto para empresas Seguradoras e de Previdência: São possíveis duas formas para realizar o projeto, conforme segue:

Alternativa A: Consiste em realizar o trabalho junto com os profissionais do quadro permanente da Seguradora, assessorando na construção dos modelos matemáticos de projeção do fluxo de caixa. Nesta alternativa, os atuários da Empresa participarão na execução de parte do projeto por meio de nossa orientação, tal qual uma parceria.

Alternativa B: Consiste na terceirização do projeto na íntegra junto a LG&P. Nesta alternativa, a participação dos atuários da Empresa não será a mesma conforme sugerida na alternativa anterior. A Empresa fornece os dados necessários, enquanto a LG&P realiza o trabalho em toda sua extensão.
        
Para agendar uma visita entre em contato conosco por meio dos seguintes dados:

Telefones: (11) 4241-7535 ou (11) 9922-8875
Celular: (11) 7736-2850
Skype: Marco.Antonio.Pontes






Nenhum comentário:

Postar um comentário