Consultoria

Os investimentos realizados pelas grandes corporações e instituições emergentes em qualquer área da atividade econômica são motivados em função de dois vetores. Iniciativa própria face à crescente complexidade do mundo dos negócios ou por força de mudanças no ambiente regulatório.
Tecnologia, capacitação, capital humano, produtos, serviços, qualidade, eficiência, otimização e produtividade, entre outros, são temas que constam na pauta de preocupação diária dos gestores estratégicos.
Por outro lado é mais frequente a ação dos orgãos reguladores no sentido de regular o mercado de modo a proporcionar maior transparência, incentivo à prática de boa governança corporativa e segurança.
Nós, da LG&P estamos preparados para oferecer nossa contribuição, fruto da experiência obtida no mercado para ajudá-los a superar os desafios de sua organização. Consulte a seguir alguns dos serviços que oferecemos:

Pronunciamente Técnico CPC 33 / CVM 600, IAS 19 e USGAAP: Ajudamos nossos clientes nas seguintes demandas relacionadas ao assunto:

- Entendimento do tema.
- Palestras.
- Seleção de premissas e estudo de cenários.
- Avaliação atuarial dos benefícios de:
         Assistência Médica(subsído cruzado e subsídio direto),
         Seguro de vida,
         Plano de aposentadoria, gratificações, multa do FGTS, entre outros.
- Emissão de relatório nos moldes dos institutos acima.
- Parecer técnico de suporte.

Assessoria em reuniões técnicas: Assessoramos nossos clientes na defesa de seus interesses junto aos seus prestadores de serviços quanto as questões de natureza atuarial.

Modelagem de Planos de Benefícios: Auxiliamos nossos clientes a responder às seguintes questões:
O programa de benefícios e incentivos de sua empresa pode ser mais eficaz na atração e retenção de talentos e na consolidação de uma boa imagem social da organização?
Há melhores alternativas para o desenho e administração dos programas de benefícios em termos de riscos financeiros, custos e ônus fiscais?
Suas obrigações financeiras relativas aos benefícios com coberturas autogeridas de risco estão sendo adequadamente dimensionadas, demonstradas e quitadas?
Sua empresa já avaliou o impacto do IAS 19 ou CVM 600 na cesta de benefícios de seus empregados?

Avaliação e Estudos Atuariais: Os compromissos atuariais representam uma porção significativa no balanço das patrocinadoras de planos de benefícios. A situação ideal é manter as obrigações atuariais equilibradas de modo a fazer face aos compromissos ao longo do tempo.
Ajudamos nossos clientes na definição das melhores estratégias para estimar cenários diversos de modo a manter seus compromissos devidamente dimensionados para fins de atendimento às diversas obrigações perante os órgãos reguladores no que tange à definição de premissas, determinação e gestão das obrigações e divulgação aos acionistas e aos reguladores.
Realizamos estudos e avaliação atuarial para atendimento às exigências de padrão local (PREVIC, SUSEP e Brasil SEC) e internacional (USGAAP e IFRS).

Fusões & Aquisições: A economia brasileira foi uma das primeiras a retomar o nível de negócios que antecedeu à crise financeira que abalou a economia global. O mercado interno passa por um momento de aquecimento. O Brasil tornou-se um mercado atraente para os investidores internacionais no âmbito de uma das economias mais atraentes do mercado emergente.
Sob essa perspectiva assessoramos nossos clientes (investidor ou vendedor) nos processos de due diligence, subsidiando-os na coleta de informações-chave, identificação de oportunidades de compra e venda, na pesquisa, seleção e avaliação de empresas que atuam nas diversas áreas da atividade econômica de modo a contribuir no processo de tomada de decisão.

Programas de Seguros da Empresa: Sua empresa já avaliou a situação da carteira de seguros? Sua empresa está realmente protegida contra eventos imprevistos? Em que níveis? É possível otimizar o custo do programa de seguros? Contate-nos para um diagnóstico.

Fundos de Pensão: Oferecemos uma variada gama de serviços de assessoria e auditoria.
Nossos projetos compreendem:
- Acompanhamento da legislação, análises de contratos e regulamentos, notas técnicas e pereceres atuariais, consultoria em processos de retirada de patrocínio, avaliação atuarial anual, desenho, alteração e implantação de planos de benefícios, seleção de provedores, auditoria atuarial e de benefícios, estudos de Asset Liability Management - ALM, avaliação de instrumentos para securitização de riscos e projetos de assessoria e treinamento aos dirigentes e conselheiros de fundos de pensão, sobre temas atuariais e de preparação para aposentadoria.

Controle e Monitoramento do Risco: A ausência de mecanismos de controle de riscos é um dos maiores desafios dos gestores das áreas de auditoria interna e compliance. Uma lacuna fomenta à fraude ou expõe a instituição a aplicações de sanções variadas por parte do órgão regulador que pode até levar a suspensão das atividades.
Nós ajudamos nossos clientes no desenvolvimento de projetos de prevenção de fraudes e de controle e monitoramento dos riscos inerentes ao seu negócio de modo a minimizar eventuais exposições.
Nosso produto abrange as mais variadas indústrias da atividade econômica.

Seguradoras: Os riscos dos produtos comercializados pela sua organização estão sendo precificados corretamente? As variáveis empregadas para a determinação do preço do produto compreendem todos os aspectos relevantes para a determinação do valor em risco?
As ferramentas de avaliação estão em conformidade com os princípios atuariais?
Precisa de ajuda para realizar o LAT?
Sua organização estuda implantar modelo interno de avaliação de riscos?

Palestras, Seminários e Cursos in Company: 

Esses eventos tem a finalidade de abordar temas associados às questões de natureza atuarial e são dirigidos para contadores, auditores e profissionais de recursos humanos.

Para solicitar informações de como obter uma proposta de serviços entre em contato com:

Marco Pontes
Email: marco.pontes@lgpconsulting.com.br
Telefones: (5511)4241-7535 ou (5511)96474-6777
São Paulo, Brasil.